Luzes do painel do carro: entenda seu significado e fique de olho

Luzes do painel do carro: entenda seu significado e fique de olho

18 de outubro de 2018 1 Por Fábio Siqueira

As luzes do painel do carro estão lá todos os dias para nos dizer algo. Na maioria das vezes, se tudo anda bem com o carango, eles estão lá apenas para sinalizar que os sistemas mais importantes do carro estão em bom funcionamento. Porém, algumas vezes elas querem dizer que existe algo de errado com o motor, por exemplo, e que é preciso verificar.

Com o aumento da tecnologia embarcada nos carros atuais, a quantidade de informação disponível no painel dos carros aumentou bastante. Quem já andou ou teve um Fusca deve se lembrar bem de que o clássico da VW tinha apenas quatro luzes indicadoras no painel — pensar nisso hoje em dia é quase inconcebível.

Devido a tantas informações, luzes e símbolos diferentes no painel dos carros, pode ser um pouco complicado conseguir entender o alerta que elas estão tentando nos transmitir. Mesmo os carros com computador de bordo e painel digital ainda adotam a simbologia clássica para alertar o motorista sobre potenciais problemas, por isso, é bom estar por dentro.

Neste post, vamos mostrar o que cada luz no painel significa e quais são as principais que você precisa ficar de olho sempre para evitar ficar na mão. Vamos lá?

As luzes no painel do carro possuem uma metodologia de cores

Você já deve ter notado que as luzes do painel do carro possuem não apenas ícones, mas também cores diferentes. Essa distribuição de cores não é aleatória e existe um sistema de classificação de cores para indicar a importância ou a gravidade do alerta.

Na maioria dos carros, são utilizados pelo menos três grupos de cores diferentes no painel. No entanto, esse número pode saltar para seis em alguns modelos — o número aumenta, geralmente, quando há mais complexidade tecnológica embarcada, mas isso não é regra.

Luzes brancas, azuis ou verdes

Essas cores são utilizadas, na vasta maioria dos casos, como luzes informativas, por exemplo para mostrar que um equipamento ou recurso do carro está ligado ou foi mudado de nível. Elas também podem ser utilizadas para demarcar as molduras e compor a iluminação do painel, dependendo da montadora.

Quem já tem um pouco mais de estrada nas costas vai se lembrar de que, nos anos 1990, os painéis de instrumentos dos carros costumavam vir na iluminação verde. Depois, por volta dos anos 2000, a iluminação azul entrou em voga e conquistou inclusive muitos carros nacionais. Hoje, além dos painéis em LCD, completamente digitais, também temos uma forte presença da iluminação branca. O Gol, da Volkswagen, é um bom exemplo desse percurso:

luzes do painel do gol

A transição de décadas é clara na iluminação do painel.

Luzes amarelas ou laranjas

Essas duas cores já sobem um pouco o nível de alerta e podem ser utilizadas para mostrar algum defeito ao motorista. Na maioria dos casos, os alertas no painel do carro em amarelo ou laranja representam algum problema ou falha, mas que não impede o veículo de continuar funcionando normalmente.

No entanto, a escolha dessas cores é proposital para gerar uma sensação de alerta no motorista, já que o recomendado é parar o carro e verificar o que pode estar causando o alerta. Dessa forma, é possível evitar que um defeito trivial se torne mais grave e acabe arruinando a viagem de carro.

Luzes vermelhas

Assim como acontece nos semáforos, no painel do veículo as luzes vermelhas são utilizadas para sinalizar perigo iminente. Ou seja, os as luzes que acendem no painel em vermelham indicam problemas graves que precisam ser consertados imediatamente.

Por isso, se você vir alguma luz vermelha no painel do seu carro enquanto você está rodando, pare o carro imediatamente e chame seu mecânico de confiança.

Luzes do painel do carro: quais precisam de mais atenção?

Um painel de carro pode chegar a reunir mais de 60 alertas luminosos distintos e saber o que todos significam de uma só vez não é uma tarefa fácil. Mas não se preocupe: existem algumas luzes no painel que são essenciais para verificar a saúde do carro e evitar transtornos durante o trajeto.

Neste tópico, vamos abordar as principais para você ficar de olho e não ter problemas. Depois, mostraremos o que todas significam, mas estas são as principais:

Luz da temperatura do motor

luz da temperatura do motor

Como o próprio nome já diz, a luz da temperatura do motor indica se a temperatura de funcionamento está acima da suportada pelo motor. Indo mais afundo, ela na verdade é baseada na temperatura do líquido que arrefece o motor (que pode ser água, aditivo ou uma mistura dos dois).

Quando essa luz acender no painel, pare o carro imediatamente e desligue o motor. Nem pense em tentar abrir o reservatório de água para completar ou colocar água fria, pois o líquido vai estar fervendo e pode ser expelido para fora do recipiente, causando queimaduras graves.

Luz da pressão do óleo do motor

luz da pressão do óleo do motor

O alerta de baixa pressão do óleo do motor é bem conhecido de todo o motorista, mesmo aqueles que nunca tiveram problema com ele. Isso porque essa luz sempre acende durante a partida do carro, mas é apenas uma checagem do painel. No entanto, se após alguns segundos a luz permanecer acesa, isso é um sinal de problema.

checagem luzes do painel

Essa luz costuma acender no painel do carro quando há algum vazamento, falta de óleo, problema na bomba ou qualquer outro fator que ocasione a perca de pressão no sistema de lubrificação do motor. É um alerta grave e o carro precisa ser parado imediatamente.

Luz da bateria

luz da bateria

Apesar de ser popularmente conhecida como a “luz da bateria”, esse alerta pode significar que o carro encontra outros problemas além de uma simples falta de carga. Essa também é uma daquelas luzes que irão sempre acender no momento da ignição e depois devem apagar logo em seguida.

No entanto, se ela permanecer acessa pode ser que o carro esteja com problemas de carga na bateria, problemas no alternador, na correia do alternador ou até um curto circuito no sistema de carga, levando ao acendimento do alerta.

Luz do freio

luz do freio

A luz do freio também é bastante comum, principalmente por ficar acesa sempre que o freio de mão está puxado e o carro está ligado ou com a chave em ignição. Porém, ela também pode indicar problemas no sistema de freios, como quando o sistema está sem fluído ou no limite mínimo de funcionamento.

Se ela acender com frequência, é provável que seu carro esteja com vazamento de fluído de freio. Eles podem acontecer desde o reservatório e o cilindro-mestre, até os flexíveis e pinças, portanto fique de atento. Em alguns carros ela também pode indicar o desgaste das pastilhas de freio.

Luz da injeção/motor

luz da injeção

Apesar de ser considerada uma luz de advertência (amarela), a luz da injeção ou luz do motor, como é conhecida, merece atenção. Ela deve apagar-se logo após a partida para indicar que está tudo certo. Porém, se isso não acontecer, pode indicar algum problema no sistema de injeção.

Esse tipo alerta pode ser oriundo de problemas menos graves como o aumento no consumo de combustível ou até mais graves, como a falta de alimentação completa de um bico injetor ou alimentação excessiva, ocasionando o calço hidráulico — perigosíssimo para o motor. Fique bastante de olho!

Luz do controle de estabilidade e tração

luz do controle de tração

Essa luz é outro alerta que resolvemos incluir na lista por estar começando a chegar nos carros nacionais. O alerta do controle de tração/estabilidade pode aparecer no painel por diversos motivos, mas os mais comuns são para indicar quando ele foi ativado ou desativado.

No entanto, se mesmo desativado a luz permanecer acesa no painel do veículo, é melhor procurar a concessionária para fazer uma verificação.

O que significam todas as luzes no painel do carro?

Agora você já conhece as principais luzes do painel do carro e o que elas significam para a saúde do seu possante. Porém, como dissemos há pouco, o painel pode possuir mais de 60 combinações e nós não íamos te deixar curioso em relação ao restante, não é?

Antes de seguir com a descrição completa das luzes do painel, vale ressaltar que a iconografia (os símbolos) utilizada pelos fabricantes pode variar um pouco, então nem sempre tudo vai ser igual. Se fica com dúvida, consulte o manual do proprietário para obter a informação correta.

luzes do painel completo

  1. Luz de neblina
  2. Problema/desativação da direção elétrica (ou eletro-assistida)
  3. Luz de neblina traseira
  4. Baixo nível de água no reservatório do limpador de para-brisa
  5. Alerta de desgaste excessivo nas pastilhas de freio
  6. Piloto automático (ou controle de velocidade) ativado
  7. Luzes de seta
  8. Sensor de chuva ativado
  9. Modo neve ativado
  10. Luz de informação
  11. Pré-aquecimento dos motores diesel (ou também dos casos com partida a frio sem tanquinho, no Brasil)
  12. Alerta de congelamento
  13. Alerta de chave na ignição
  14. Chave presencial fora ou longe do alcance do veículo
  15. Chave presencial ficando sem bateria
  16. Sinal de alerta geral
  17. Alerta para pressionar o pedal de embreagem (poucos carros nacionais possuem esse aviso)
  18. Alerta para pressionar o pedal de freio (bastante comum em carros automáticos)
  19. Alerta de bloqueio da direção
  20. Farol alto ligado
  21. Pneus descalibrados
  22. Lanternas ligadas
  23. Problemas nas luzes exteriores do veículo
  24. Alerta de problema nas luzes de freio
  25. Alerta de problemas no filtro de partículas do motor diesel
  26. Luz de alerta do engate/reboque
  27. Alerta de problemas na suspensão a ar
  28. Alerta de permanência na faixa (lane assist, presente em alguns carros importados no país)
  29. Alerta de verificação do catalisador
  30. Cinto de segurança desengatado
  31. Freio de estacionamento acionado
  32. Falta de carga na bateria ou problemas no alternador
  33. Sensor de estacionamento ativado (essa luz está presente, geralmente, nos carros automáticos)
  34. Aviso de revisão programada (pode ser reprogramado pelo computador de bordo em alguns carros)
  35. Farol adaptativo acionado (conhecido como HID, o farol ajusta o feixe de luz de acordo com o trânsito na direção contrária)
  36. Ajuste elétrico de altura do farol
  37. Aerofólio/Spoiler aerodinâmico ativado (a asa traseira móvel, geralmente presente em carros esportivos)
  38. Alerta da capota conversível acionada com o carro ainda em movimento
  39. Alerta de problemas no airbag (durante a ignição é normal, mas se persistir aceso é um problema)
  40. Freio de mão acionado
  41. Infiltração de água no filtro de combustível
  42. Airbag desativado (presente em modelos que permitem desligar o airbag quando não há passageiro, por exemplo)
  43. Problema mecânico no carro
  44. Farol baixo ligado
  45. Filtro de ar precisa ser limpo/substituído
  46. Modo de direção econômica ativado
  47. Controle de descida (hill descent, presente em SUVs e picapes de luxo)
  48. Alerta de temperatura do arrefecimento/motor
  49. Alerta de problema no ABS
  50. Alerta de problemas no filtro de combustível
  51. Portas abertas
  52. Capô aberto
  53. Combustível na reserva
  54. Alerta de problemas com câmbio automático
  55. Limitador de velocidade ativado
  56. Problema nos amortecedores
  57. Baixa pressão do óleo
  58. Desembaçador do para-brisa ativado
  59. Porta-malas aberto
  60. Controle de tração/estabilidade
  61. Alerta do sensor de chuva ligado
  62. Luz da injeção eletrônica
  63. Desembaçador do vidro traseiro ligado
  64. Limpador do para-brisa acionado em modo automático

Também fizemos em formato de infográfico para você não esquecer mais:

luzes do painel - infográfico completo

Luzes do painel em carros 4×4, elétricos e híbridos

Existem ainda algumas luzes no painel que não cobrimos acima. É o caso de alguns alertas específicos para carros 4×4, carros elétricos e também carros híbridos.

Enquanto os elétricos e híbridos ainda são raridade nas ruas brasileiras, o mesmo não se pode dizer dos veículos 4×4. Por isso, vamos falar um pouco das luzes peculiares nos painéis desses tipos de carro.

Carros 4×4

luzes no painel 4x4

As indicações adicionais em veículos 4×4 são poucos e também bastante intuitivas. Geralmente é exibido um ícone com as quatro rodas sendo tracionadas quando o sistema está ligado. Em carros mais modernos e que contam com o sistema de tração independente, esse ícone também pode indicar somente as rodas que estão sendo tracionadas no momento.

Carros híbridos e elétricos

luzes no painel carros elétricos

Os carros híbridos e elétricos são muito avançados no seu gerenciamento de energia. Por isso mesmo, contam com luzes específicas no painel para indicar, por exemplo, o modo de dirigibilidade. As siglas mais comuns que podem aparecer no painel são EV (Electric Vehicle), PWR (Power) e CHG (Charging). Elas significam modo elétrico, performance e carregando, respectivamente. O CHG também pode aparecer enquanto o carro está em movimento, utilizando os freios regenerativos, e não somente quando o carro está plugado na tomada.

Entendeu de vez o que significam as luzes no painel do seu carro?

É isso aí, tem bastante luz para decorar. Agora você já consegue entender melhor o que pode estar acontecendo com seu carro quando algum alerta surge no painel, sem se desesperar.

Gostou do nosso artigo? Então deixa aí nos comentários se ficou com alguma dúvida e até a próxima!

Summary
Review Date
Reviewed Item
Luzes do painel do carro: entenda seu significado e fique de olho
Author Rating
51star1star1star1star1star
mm

Fábio Siqueira

Mecânico há mais de 25 anos, restaurador, colecionador e curioso pelo mundo automotivo e suas constantes evoluções. Apaixonado por carros e entusiasta desde criancinha.
mm