pneu recauchutado

Pneu recauchutado, pneu recapado e pneu remoldado: qual a diferença?

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Pneu recauchutado, recapado ou remoldado? Qual a diferença entre eles? Cada um tem características próprias que precisam ser conhecidas.

setor automotivo

Por isso, preparamos o artigo de hoje para ajudá-lo a tomar a decisão correta na hora de comprar um pneu que passou por algum tipo de procedimento, ou até mesmo decidir qual é o processo mais indicado para cada situação.

Se você tem curiosidade em saber qual a diferença entre esses três processos, acompanhe a leitura do nosso artigo e tire suas dúvidas!

O que é um pneu recauchutado?

pneu recauchutado

O pneu recauchutado recebe apenas uma nova camada de borracha, e a fixação é feita por meio da colagem. Ele é coberto com uma camada de borracha colada na parte que está desgastada.

Por isso, é importante colocar o pneu recauchutado apenas na tração traseira, pois se algo soltar, o motorista continuará em movimento mesmo com um pneu desgastado. 

Além disso, na hora de comprar o pneu recauchutado, o proprietário ou condutor do automóvel deve optar por estabelecimentos que entendam da técnica.

Em algumas agências ou lojas especializadas, o pneu recauchutado pode ser encontrado a partir de R$ 120, e a durabilidade é de acordo com os cuidados que o condutor tiver com seu automóvel.

O que é um pneu recapado?

pneus remoldados

Diferentemente do pneu recauchutado, no pneu recapado é feita a troca da banda de rodagem (tread) usada por uma nova. O processo é executado de duas maneiras: frio ou quente.

No processo a frio é utilizado um pneu pré moldado, que depois obtém uma banda de rodagem com desenho e um tipo de cola do lado oposto. Essa cola faz a banda grudar no pneu a uma temperatura de 110 graus.

Já na recapagem quente, o trabalho é feito ao contrário. É utilizado um material chamado camelback, uma banda crua que, uma vez que colocada num molde na temperatura de 150 graus, gruda no pneu e forma um desenho.

Enquanto o pneu recauchutado pode ser usado em carros, esse processo é indicado apenas para pneus de carros de transporte de carga, como ônibus e caminhões, pois trata-se apenas da substituição da borracha, tanto a frio quanto a quente.

O que é um pneu remoldado?

pneus recapados

O pneu remoldado também é chamado de remodelado ou remold. Ele é produzido a partir de estruturas de pneus usados que iriam para o lixo. O processo ainda leva à eliminação de marca, série de fabricação do original e modelo.

O remodelamento começa com a chegada das carcaças de pneus que passam por uma avaliação e seleção antes de serem estocadas. Em seguida, essas carcaças são inspecionadas, infladas e depois avaliadas por técnicos que procuram imperfeições e defeitos.

Os materiais defeituosos recebem reparos, e se forem considerados aptos para serem reaproveitados, seguem para uma estação de raspagem do talão e da banda de rodagem.

Depois de todo esse processo, o material é levado a uma câmara adequada, onde recebe uma camada de cola líquida. Uma máquina aplica então uma camada de borracha que formará a nova banda de rodagem do remold.

Após passar por uma estação de colocação de borracha anti-quebra lateral dos pneus, as carcaças são levadas às prensas de vulcanização.

No final do processo, o material é resfriado e cada produto segue para uma estação de limpeza de rebarbas e inspeção final, antes de ser estocado e levado para o galpão de distribuição e pontos de venda e entrega.

Quais as vantagens e desvantagens de cada pneu?

Pneu recauchutado

O pneu recauchutado tem como uma das vantagens um preço mais acessível ao consumidor em relação a qualquer outro pneu. A segunda vantagem é que o processo de recauchutagem é menos agressivo com o meio ambiente.

Sobre as desvantagens do pneu recauchutado, a mais importante é que, enquanto os pneus de caminhões já são fabricados para serem recauchutados no futuro, o mesmo não é feito com os pneus dos carros.

Não dá para garantir que a estrutura de um pneu automotivo vai permanecer em boas condições para receber uma camada nova de borracha, ou que esta vai aderir completamente ao pneu.

Outra desvantagem é que o pneu recauchutado não oferece os mesmos níveis de aderência que o original, isso significa que pode ter um pior desempenho se o processo de recauchutagem não for bem executado.

Pneu recapado

O pneu recapado garante uma economia de mais de 50% em relação aos pneus novos. Além disso, se a recapagem for feita da maneira correta, terá a mesma durabilidade de um pneu novo.

Outro benefício é que o processo recapagem do pneu ajuda na preservação do meio ambiente, pois economiza 80% de petróleo.

No entanto, há também desvantagens. A primeira delas é que esses pneus não podem ser feitos por qualquer empresa. Por isso, você deve estar sempre atento se a empresa escolhida segue as normas de segurança do Inmetro.

Se a reforma não for bem feita, há um risco sério de explosão e perda da borracha, e isso pode provocar um acidente com o veículo em movimento. A outra desvantagem é que esse processo não pode ser feito em todas as rodas.

Pneu remodelado

O primeiro ponto positivo é que o pneu remold tem sua transformação regulamentada pelo Inmetro. Quando você adquirir um pneu desses certificado, saberá que o produto tem menos de sete anos de fabricação.

A outra vantagem é que o pneu remodelado é reestruturado por inteiro. Isso significa que tanto suas laterais quanto às superfícies e bandas recebem manufatura para a rodagem, o que é ótimo, pois mostra a qualidade final do produto.

A terceira vantagem é em relação ao custo. Os pneus remold podem ser até 50% mais baratos que um pneu novo. Não é difícil de concluir que a compra vale a pena, não?

Em relação a segurança, os pneus remold são aprovados pelo Inmetro. Porém, não possuem o mesmo nível que um pneu novo. Eles são bem avaliados para o uso urbano e velocidades médias. Já para o uso na estrada, ele não é tão confiável em relação aos pneus novos.

A primeira desvantagem é que os pneus remold não apresentam dados originais do pneu. Além disso, não há como saber qual era o estado interior do pneu original depois do remold pronto.

Outra desvantagem é quanto a dificuldade de ajustar o balanceamento. Caso você opte pelos pneus remold, observe se a empresa executa o balanceamento para que você tenha uma boa experiência com o produto.

Agora que você sabe as diferenças entre o pneu recauchutado, recapado e remodelado, poderá ter mais tranquilidade na hora de reparar os pneus do seu carro!

Quer aprender mais um pouco sobre pneus? Acesse nosso próximo post: Pneu careca: quando devo trocar?

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