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Subaru Forester: tudo o que você precisa saber sobre o SUV

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Não tão refinado como outros SUVs um pouco mais caros, mas um carro confiável e que aguenta o trabalho duro sem reclamar.

PRÓS CONTRAS
  • Boa dirigibilidade
  • Baixa manutenção
  • Excelente off-road
  • Acabamento espartano pelo preço
  • Somente versões a gasolina
  • Rede de concessionárias reduzida

O Subaru Forester é mais um dos SUVs que não se encaixam bem na definição clássica de SUV. O modelo da Subaru é mais um SUV compacto que, no entanto, gosta de trabalho duro e de lama: com seu 4×4 integral (um dos melhores do mundo), ele deixa muito SUV nacional no chinelo.

Lá fora, ele é um sucesso de vendas e seu concorrente direto mais próximo é o Toyota RAV4. Porém, o Forester consegue ser ainda mais capaz que o rival da conterrânea japonesa, além de ganhar em espaço e durabilidade.

Como é dirigir um Subaru Forester?

dirigindo o subaru forester

O Subaru Forester é equipado com o clássico motor Boxer 2.0, de quatro cilindros. Na versão mais recente, com direção direta de combustível, ele chega a 156 cv. O motor a gasolina de 2.5 litros do Forester também é confiável e tem um funcionamento refinado, além de ser mais potente, mas não está disponível para o público brasileiro. Porém, falta torque e pode ser uma coisa desagradável rebocar um trailer.

A Subaru fez um bom trabalho no motor, mas não tão bom no amortecimento: o percurso é muito agitado em velocidade, o que é surpreendente, considerando que a suspensão tem um design bastante interessante e moderno do ponto de vista da engenharia. Nada disso importa para a maioria dos compradores de Forester, que estão mais interessados ​​em suas excelentes funções de tração nas quatro rodas e robustez.

Veja as ficha técnica completa do Forester.

Interior e acabamento do Forester

interior do subaru forester

O carro é muito robusto e esse é o mesmo sentimento quando se entra dentro do Subaru Forester. Quase tudo ali é pensado pela funcionalidade. Existem muitos plásticos duros e combinações de cores estranhas. Mas essa silhueta quadrada significa que é espaço eficiente por dentro e, mesmo sendo um acabamento um pouco espartano pelo valor do carro, ainda assim é muito superior a outros modelos nacionais que estamos acostumados.

A suspensão traseira é autonivelante para que você possa carregar o porta-malas com bastante peso sem que o carro ande com aquela empinadinha na dianteira. Os níveis de equipamento de série e adicionais são generosos o suficiente: o Forester pode contar com assentos aquecidos, enquanto os modelos XS têm assentos de couro. A central multimídia, no entanto, deixa muito a desejar (mas, por sorte, conta com Android Auto e Apple Car Play).

Custo para manter um Forester na garagem

custos de manutenção do subaru forester

O motor boxer com certeza é cheio de personalidade, mas a recompensa é um conjunto bastante interessante no quesito economia. Em nossa experiência, os revendedores Subaru são atenciosos e eficientes, portanto você não deve ter muitas preocupações quando se trata de consertar o Forester… se é que seja necessário consertar ou fazer qualquer manutenção.

É muito mais barato que a maioria dos rivais, mas os valores de segunda mão não são especialmente fortes, além de poder ser complicado conseguir algumas peças pela concessionária (porém, se você gosta de explorar o Mercado Livre irá se surpreender com preços de peças genuínas bastante convidativos).

Vale a pena ter um Subaru Forester?

subaru forester vale a pena

O Subaru Forester ainda é um utilitário esportivo extremamente confiável e aprimorado com sistemas de segurança atualizados e tecnologia. Ele traz uma experiência robusta e confiável dos antigos modelos que o fizeram tão famoso, além de ser maior e, portanto, mais prático do que nunca. Ele também mantém suas habilidades off-road sem comprometer a qualidade da condução na estrada.

Com versões partindo de R$117.000 no Brasil, o Subaru Forester vale a pena para quem quer um carro melhor e mais capaz que o Jeep Compass e sente no mercado falta de opções interessantes. Não acredita? Veja a página de opinião dos donos de Forester.

Forester e-Boxer: o Forester híbrido

forester e-boxer híbrido

Sim, como muitos de seus rivais, o Forester se tornou híbrido. Seu nome completo é Subaru Forester e-Boxer, mas ele ainda não está disponível no Brasil – infelizmente.

As mudanças principais são as seguintes: como você deve ter adivinhado, o coração do e-Boxer ainda é um clássico da Subaru (um motor Boxer de 2.0 litros e quatro cilindros). Quando combinado com uma pequena bateria de íon de lítio e um motor elétrico, a potência é de 166 CV (menos que outras versões do modelo anterior). A tração nas quatro rodas permanente e uma caixa de câmbio automática CVT continuam as mesmas.

As mudanças externas em relação ao antigo Forester são extremamente leves, mas estacione as duas lado a lado e você quase notará uma grade mais vertical, um para-choque dianteiro revisado e a tampa traseira de contraste preto no e-Boxer (de gosto duvidoso).

Agora, ele se baseia na nova Plataforma Global da Subaru, que não apenas simplifica a produção, mas também significa que a rigidez da carroceria aumenta em cerca de 40% e o espaço para as pernas traseiro em 30 mm sobre o carro antigo. Mas a hibridação mudou o caráter do Forester? Vamos ter que esperar para saber.

Especificações de todos os modelos de Subaru Forester

O Subaru Forester já está em sua 7 geração e é produzido pela fabricando japonesa há mais de 23 anos. O SUV é um sucesso mundial de vendas, graças à reputação em relação à durabilidade de seus carros e o pedigree off-road fruto das conquistas no Rally da equipe Subaru.

Abaixo, listamos todas as gerações e suas especificações técnicas.

Subaru Forester 1997 – 2000

Subaru Forester 1997-2000

A primeira geração do Subaru Forester viu a luz do dia em 1997, quando a empresa japonesa lançou um novo modelo baseado na plataforma do Impreza.

Embora o Forester tenha sido reformulado e vendido em diferentes mercados do mundo por outros fabricantes de automóveis, o modelo principal foi produzido pela fábrica de Gunma Yajima no Japão. Disponível em quatro versões de motores, variando entre 2.0 litros a gasolina e 2.5 litros a diesel, que desenvolviam entre 165 e 210 cavalos de potência, a primeira geração do Forester foi mantida em produção até 2002, quando a montadora lançou uma edição nova e aprimorada.

ESPECIFICAÇÕES
SUBARU FORESTER 1997 A 2000 2.0 GASOLINA 2.0 TURBO GASOLINA
CILINDROS 4 BOXER 4 BOXER
CILINDRADA 1994 cm³ 1994 cm³
POTÊNCIA 125 cv 170 cv
TORQUE 18,76 kgfm 24,47 kgfm
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO Injeção Multiponto Injeção Multiponto
COMBUSTÍVEL Gasolina Gasolina
VELOCIDADE MÁXIMA 179 km/h 198 km/h
ACELERAÇÃO 0 A 100 KM/H 11,4 s 8,4 s
CONSUMO URBANO 8,4 km/l 7,8 km/l
CONSUMO RODOVIÁRIO 13,5 km/l 12,1 km/l
CONSUMO COMBINADO 11,1 km/l 10,0 km/l
TRAÇÃO Integral (4×4) Integral (4×4)
CÂMBIO Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas
FREIO DIANTEIRO Discos ventilados Discos ventilados
FREIO TRASEIRO Tambor Discos maciços
PESO SECO 1245 kg 1330 kg
PORTA-MALAS 408 litros 408 litros

Subaru Forester 2000 – 2002

Subaru Forester 2000 a 2002

Embora algumas pessoas digam que a edição de 2000 do Subaru Forester é muito melhor do que o primeiro modelo do carro, existem apenas algumas diferenças entre essas duas versões.

De fato, a geração de 2000 é apenas um modelo atualizado que vem com alguns novos recursos, com a Subaru concentrando-se nos itens de série instalados nas versões do Forester, além de um facelift e novas opções de motores. Por exemplo, o Forester L agora vem com controle de cruzeiro de série, enquanto os primeiros modelos só tinham esse recurso como opcional.

ESPECIFICAÇÕES
SUBARU FORESTER 2000 A 2002 2.0 2.0 TURBO 2.5 TURBO
CILINDROS 4 BOXER 4 BOXER 4 BOXER
CILINDRADA 1994 cm³ 1994 cm³ 2457 cm³
POTÊNCIA 125 cv 170 cv 240 cv
TORQUE 18,76 kgfm 24,47 kgfm 35,69 kgfm
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO Injeção Multiponto Injeção Multiponto Injeção Multiponto
COMBUSTÍVEL Gasolina Gasolina Gasolina
VELOCIDADE MÁXIMA 179 km/h 198 km/h 198 km/h
ACELERAÇÃO 0 A 100 KM/H 11,4 s 8,4 s 8,0 s
CONSUMO URBANO 8,4 km/l 7,8 km/l 7,8 km/l
CONSUMO RODOVIÁRIO 13,5 km/l 12,1 km/l 11,6 km/l
CONSUMO COMBINADO 11,1 km/l 10,0 km/l 10,4 km/l
TRAÇÃO Integral (4×4) Integral (4×4) Integral (4×4)
CÂMBIO Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas
FREIO DIANTEIRO Discos ventilados Discos ventilados Discos ventilados
FREIO TRASEIRO Tambor Discos maciços Discos maciços
PESO SECO 1245 kg 1330 kg 1390 kg
PORTA-MALAS 408 litros 408 litros 405 litros

Subaru Forester 2002 – 2005

Subaru Forester 2002 a 2005

A edição de 2002 do Subaru Forester sempre foi considerada um membro da segunda geração do Forester, embora ainda haja apenas pequenas alterações entre essas duas versões (como aconteceu na geração anterior).

Por exemplo, a nova edição do carro redesenhou faróis, ganhou uma grade cromada, além de pára-choques e lanternas traseiras atualizados. No entanto, a empresa japonesa lançou alguns novos recursos no próximo ano, quando o Forester S recebeu airbags laterais, rodas de liga leve e teto solar como padrão.

Também no mesmo caminho da geração anterior, a geração da Forester 2002 a 2005 ganhou novas opções de motorização.

ESPECIFICAÇÕES
SUBARU FORESTER 2002 A 2005 2.0 2.0 TURBO 2.5 2.5 STi TURBO 2.5 XT TURBO
CILINDROS 4 BOXER 4 BOXER 4 BOXER 4 BOXER 4 BOXER
CILINDRADA 1994 cm³ 1994 cm³ 2457 cm³ 2457 cm³ 2457 cm³
POTÊNCIA 125 cv 170 cv 152 cv 265 cv 210 cv
TORQUE 18,76 kgfm 24,47 kgfm 22,73 kgfm 38,54 kgfm 32,63 kgfm
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO Injeção Multiponto Injeção Multiponto Injeção Multiponto Injeção Multiponto Injeção Multiponto
COMBUSTÍVEL Gasolina Gasolina Gasolina Gasolina Gasolina
VELOCIDADE MÁXIMA 179 km/h 198 km/h 190 km/h 225 km/h 225 km/h
ACELERAÇÃO 0 A 100 KM/H 11,4 s 8,4 s 9,9 s 5,9 s 6,3 s
CONSUMO URBANO 8,4 km/l 7,8 km/l 10 km/l 6,1 km/l 6,6 km/l
CONSUMO RODOVIÁRIO 13,5 km/l 12,1 km/l 13,8 km/l 11,0 km/l 11,6 km/l
CONSUMO COMBINADO 11,1 km/l 10,0 km/l 11,4 km/l 8,5 km/l 9,0 km/l
TRAÇÃO Integral (4×4) Integral (4×4) Integral (4×4) Integral (4×4) Integral (4×4)
CÂMBIO Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas MT 5 / AT 4 Manual de 6 marchas MT 5 / AT 4
FREIO DIANTEIRO Discos ventilados Discos ventilados Discos ventilados Discos ventilados Discos ventilados
FREIO TRASEIRO Tambor Discos maciços Discos maciços Discos maciços Discos maciços
PESO SECO 1245 kg 1330 kg 1362 kg 1490 kg 1400 kg
PORTA-MALAS 408 litros 408 litros 388 litros 382 litros 382 litros

Subaru Forester 2005 – 2008

Subaru Forester 2005 a 2008

O Forester 2005 segue a mesma linha, sendo uma versão aprimorada da edição de 2002, que vem com alguns novos recursos e peças atualizadas visando melhorar suas capacidades off-road.

A suspensão traseira, os freios e o volante foram desenvolvidos do zero neste novo Forester. Além disso, ABS, airbags dianteiros, transmissão manual com equipamentos Hill Holder passaram a equipar a versão padrão no novo Forester.

ESPECIFICAÇÕES
SUBARU FORESTER 2005 A 2008 2.0 X 2.5 XT TURBO
CILINDROS 4 BOXER 4 BOXER
CILINDRADA 1994 cm³ 2457 cm³
POTÊNCIA 128 cv 230 cv
TORQUE 18,96 kgfm 32,63 kgfm
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO Injeção Multiponto Injeção Multiponto
COMBUSTÍVEL Gasolina Gasolina
VELOCIDADE MÁXIMA 188 km/h 220 km/h
ACELERAÇÃO 0 A 100 KM/H 9,7 s 6,0 s
CONSUMO URBANO 8,1 km/l 6,8 km/l
CONSUMO RODOVIÁRIO 13,3 km/l 11,9 km/l
CONSUMO COMBINADO 10,7 km/l 9,3 km/l
TRAÇÃO Integral (4×4) Integral (4×4)
CÂMBIO MT 5 / AT 4 MT 5 / AT 4
FREIO DIANTEIRO Discos ventilados Discos ventilados
FREIO TRASEIRO Tambor Discos maciços
PESO SECO 1390 kg 1485 kg
PORTA-MALAS 388 litros 388 litros

Subaru Forester 2008 – 2013

Subaru Forester 2008 a 2013

A geração do Subaru Forester 2008/13 foi lançada oficialmente em dezembro de 2007 no Japão, enquanto no mercado norte-americano foi revelada na edição de 2008 do Salão do Automóvel, realizado em Detroit. Foi a chegada de uma nova plataforma, depois de muitos anos.

O novo Forester estava disponível em versões de motor de 2.0 a 2.5 litros, produzindo de 150 a 262 cavalos de potência, além de dois tipos de transmissão: automática de 4 velocidades e manual de 5 velocidades.

Além disso, a empresa implementou vários recursos de última geração para a época, como suporte a Bluetooth, sistema de navegação por tela sensível ao toque e som surround.

ESPECIFICAÇÕES  
SUBARU FORESTER 2008 A 2013 2.0 2.5 2.5 TURBO
CILINDROS 4 BOXER 4 BOXER 4 BOXER
CILINDRADA 1994 cm³ 2457 cm³ 2457 cm³
POTÊNCIA 125 cv 171 cv 262 cv
TORQUE 18,76 kgfm 23,9 kgfm 35,38 kgfm
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO Injeção Multiponto Injeção Multiponto Injeção Multiponto
COMBUSTÍVEL Gasolina Gasolina Gasolina
VELOCIDADE MÁXIMA 179 km/h 185 km/h 229 km/h
ACELERAÇÃO 0 A 100 KM/H 11,4 s 10,2 s 6,5 s
CONSUMO URBANO 8,4 km/l 8 km/l 6,7 km/l
CONSUMO RODOVIÁRIO 13,5 km/l 13,8 km/l 12,6 km/l
CONSUMO COMBINADO 11,1 km/l 11,4 km/l 9,5 km/l
TRAÇÃO Integral (4×4) Integral (4×4) Integral (4×4)
CÂMBIO Manual de 5 marchas MT 5 / AT 4 MT 5 / AT 5 (CVT)
FREIO DIANTEIRO Discos ventilados Discos ventilados Discos ventilados
FREIO TRASEIRO Tambor Discos maciços Discos maciços
PESO SECO 1245 kg 1362 kg 1585 kg
PORTA-MALAS 408 litros 388 litros 450 litros

Subaru Forester 2013 – 2018

Subaru Forester 2013 a 2018

O crossover de quarta geração da Fuji Heavy Industries continua uma linha de modelos que são sucesso de vendas no mundo desde 1997.

Comparado ao modelo que veio antes dele, o Forester é mais longo, principalmente na distância entre eixos. A cabine se beneficia muito com isso, especialmente no espaço para as pernas no banco traseiro.

A Subaru desenvolveu o Forester com um novo sistema de controle X-MODE AWD, que controla o motor, a transmissão e o controle de direção. Parcialmente devido ao uso de uma transmissão CVT mais eficiente, porém menos robusto, o veículo apresenta uma capacidade de reboque reduzida, mas as capacidades off-road continuam absolutas.

ESPECIFICAÇÕES  
SUBARU FORESTER 2013 A 2018 2.0i 2.0i TURBO 2.0D
CILINDROS 4 BOXER 4 BOXER 4 BOXER
CILINDRADA 1995 cm³ 1995 cm³ 1998 cm³
POTÊNCIA 150 cv 240 cv 147 cv
TORQUE 20,19 kgfm 35,69 kgfm 35,69 kgfm
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO Injeção Direta Injeção Direta Injeção Comum
COMBUSTÍVEL Gasolina Gasolina Diesel
VELOCIDADE MÁXIMA 190 km/h 220 km/h 190 km/h
ACELERAÇÃO 0 A 100 KM/H 10,6 s 7,5 s 10,2 s
CONSUMO URBANO 11,7 km/l 8,9 km/l 14,2 km/l
CONSUMO RODOVIÁRIO 16,6 km/l 14,2 km/l 20,4 km/l
CONSUMO COMBINADO 14,1 km/l 11,7 km/l 17,5 km/l
TRAÇÃO Integral (4×4) Integral (4×4) Integral (4×4)
CÂMBIO MT 6 / AT 6 (CVT) AT 6 (CVT) AT 6 (CVT)
FREIO DIANTEIRO Discos ventilados Discos ventilados Discos ventilados
FREIO TRASEIRO Discos maciços Discos ventilados Discos maciços
PESO SECO 1540 kg 1540 kg 1540 kg
PORTA-MALAS 505 litros 505 litros 505 litros

Subaru Forester 2018 – Presente

Subaru Forester novo

O Subaru Forester continua a tradição de oferecer a melhor capacidade SUV com um sistema de tração integral Subaru Symmetrical All Wheel Drive, reconhecido no mundo inteiro.

O Forester 2018 vem equipado com a transmissão Lineartronic CVT, com marchas simuladas e um funcionamento mais refinado. Graças aos avanços na motorização, ele não apenas acelera mais rápido que seu antecessor, mas também oferece maior economia de combustível. Nas variantes Sport e Touring, o CVT apresenta um modo manual que simula uma transmissão manual de sete velocidades usando aletas no voltando para trocas mais esportivas.

As variantes Standard, Sport e Touring da Forester estão equipadas com o novo motor SUBARU BOXER de quatro cilindros de 2.5 litros, agora também com injeção direta de combustível e maior compressão, juntamente com o controle de válvula ativa do lado de escape (AVCS). A injeção direta há havia sido adotada pelos 2.0 no final da última geração.

O novo motor produz 182 cv e 24,26 kgfm de torque, em comparação com 150 cv do Forester anterior.

ESPECIFICAÇÕES
SUBARU FORESTER 2018 AO PRESENTE 2.5 DIRECT INJECTION
CILINDROS 4 BOXER
CILINDRADA 2498 cm³
POTÊNCIA 192 cv
TORQUE 24,26 kgfm
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO Injeção Direta
COMBUSTÍVEL Gasolina
VELOCIDADE MÁXIMA 225 km/h
ACELERAÇÃO 0 A 100 KM/H 8,7 s
CONSUMO URBANO 12,9 km/l
CONSUMO RODOVIÁRIO 16,8 km/l
CONSUMO COMBINADO 14,8 km/l
TRAÇÃO Integral (4×4)
CÂMBIO Automático 7 marchas (CVT)
FREIO DIANTEIRO Discos ventilados
FREIO TRASEIRO Discos ventilados
PESO SECO 1610 kg
PORTA-MALAS 387 litros

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